Saiba como perder peso. Abordamos o tema das dietas e dos exercícios físicos como forma de perder peso tendo por base o consumo de calorias para emagrecer. Dicas sobre a melhor forma de emagrecer, compilando informação relevante. Queimar calorias de modo sustentado, através de actividade física.


quinta-feira, 31 de março de 2011

Dieta proteica para perder peso


Cada vez mais as pessoas procuram soluções de emagrecimento rápido, mas grande parte das dietas que prometem resultados milagrosos são bastante prejudiciais para a saúde. A dieta proteica é geralmente vista com maus olhos porque muitas pessoas não escolhem correctamente os alimentos ricos em proteínas que devem ingerir.

O segredo para ser bem sucedido é fazer uma boa escolha de alimentos ricos em proteínas sem exagerar no período de tempo que mantêm esse regime. Não deve de todo exceder as 4 semanas pois haverá libertação de radicais livres devido ao aumento de certas substâncias no organismo e consequentemente o envelhecimento será favorecido. Mas, vamos dedicar-nos ao que interessa: como podemos seguir uma dieta proteica?

O organismo humano usa os hidratos de carbono para produzir energia. Quando não ingerimos as quantidades suficientes deste nutriente o corpo vai usar as reservas que possui – gordura. Durante esta dieta rica em proteínas não irá apenas ingerir proteínas pois isso seria prejudicial para o organismo. Terá que ter em atenção para não faltarem as vitaminas e os minerais presentes nas frutas e legumes e claro as fibras que irão regular os seus intestinos evitando problemas desagradáveis. 

Também é importante ingerir alimentos ricos em antioxidantes para combater os radicais livre que como já foi mencionado são gerados em maior quantidade durante as dietas proteicas.

Vejamos que tipo de alimentos pode comer em cada refeição do dia:

- Ao pequeno-almoço e lanche pode incluir alimentos como leite desnatado, café, requeijão light, iogurte natural desnatado, ovos, frutas e gelatina, combinados ao seu gosto.

- Aos almoços e jantares abuse das saladas para acompanhar alimentos como salmão, frango grelhado, linguado, camarão, peru, salsichas de frango, bacalhau…

Ou seja, para seguir uma dieta proteica terá que escolher alimentos ricos em proteínas mas eliminar quase todas a fontes de hidratos de carbono como pão, batatas, arroz, bolachas, feijão, farinha, entre outros. Em vez disso, irá acompanhar sempre a carne ou o peixe com legumes cozidos ou saladas.