Saiba como perder peso. Abordamos o tema das dietas e dos exercícios físicos como forma de perder peso tendo por base o consumo de calorias para emagrecer. Dicas sobre a melhor forma de emagrecer, compilando informação relevante. Queimar calorias de modo sustentado, através de actividade física.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Perder peso faz bem às pernas e coração

Caminhar três vezes por semana, subir e descer escadas ao invés de usar o elevador, ou mesmo nadar e pedalar são óptimos exercícios.

Controlar o peso com uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são factores-chaves para se prevenir das doenças do coração e levar uma vida saudável. Mas, se para perder peso você tem de se mexer, você deve contar com pernas saudáveis. O problema se instala quando se está tão acima do peso que as pernas doem muito e não se tem a mínima disposição de enfrentar caminhadas. O que fazer?

“Muitas pessoas se tornam sedentárias justamente porque as pernas doem e incham assim que elas se põem a caminhar, praticar desporto ou outras actividades físicas. Isso afecta não só a saúde do coração, como também intensifica as dores nos membros inferiores, resultando num problema crónico que tende a se agravar com o surgimento de varizes e doenças circulatórias”, diz o doutor Rodrigo Kikuchi, angiologista do Hospital Santa Paula, no Brasil.

Kikuchi afirma que fazer um check-up das pernas e garantir uma circulação eficaz é o primeiro passo em busca de uma vida saudável. “O surgimento de problemas venosos indica que o sangue começa a se acumular nas pernas. Manter a saúde das pernas, então, é fundamental para evitar problemas das veias e correlatos”.

De acordo com o médico, as doenças arteriais são ainda mais graves que os problemas venosos. “O estreitamento das artérias compromete inclusive a saúde do coração e é agravado pelo fumo, estresse, altas taxas de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), sedentarismo, hipertensão, diabetes e obesidade. Nesse caso, aumentam as chances de formação de placas de gordura e coágulos que podem resultar em derrame, acidente vascular cerebral e enfarte”.

Controlar o peso e manter as pernas sempre saudáveis e em movimento é a dica do especialista para evitar problemas vasculares. “Quem passa longos períodos em pé ou sentado deve movimentar pernas e pés a cada duas horas e ingerir bastante líquido. Caminhar três vezes por semana, subir e descer escadas ao invés de usar o elevador, ou mesmo nadar e pedalar são óptimos exercícios para activar a irrigação arterial dos diversos órgãos e do próprio coração”.

Caminhar é uma actividade sem contra-indicações, com muitos benefícios para a saúde. Para além de auxiliar a perda de peso, melhora a capacidade cardiovascular e ajuda a prevenir problemas relacionados com o colesterol, pressão arterial e diabetes. Além disso, é uma prática barata e acessível a qualquer um. Pode faze-lo em praticamente qualquer local e altura do dia.

Conjugadas com uma dieta saudável e equilibrada, a caminhada certamente contribuirá para perder peso. Comece a praticá-las entre 3 a 6 vezes por semana, ao seu ritmo, controlando a sua frequência cardíaca, e adequando a carga e a duração à sua condição física. Para iniciantes, períodos de 20/30 minutos podem ser suficientes. A um ritmo moderado, estes “passeios” ajudam a gastar, em média, 150 calorias por cada 30 minutos de exercício.

Com o tempo, vá incrementando as sessões semanais e a sua duração, sempre com ponderação e respeitando questões básicas relacionadas com a alimentação e hidratação. Se ao fim de algum tempo estiver a caminhar 5 ou 6 vezes por semana, por períodos de 40 minutos, é garantido que esta prática ajudará o processo de emagrecimento. 

Pode arranjar um grupo de amigos para a sua caminhada, e cultivar este hábito junto da sua família, colegas de trabalho, ou vizinhos. O compromisso e a determinação de todos certamente que contribuirá para a prática regular do exercício.

IMPORTANTE: Pessoas com problemas cardíacos ou hipertensão devem consultar o seu médico, tendo em vista a prática de qualquer actividade física, mesmo caminhar. Previna!



Como conclusão perder peso faz bem às pernas e coração!

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