Saiba como perder peso. Abordamos o tema das dietas e dos exercícios físicos como forma de perder peso tendo por base o consumo de calorias para emagrecer. Dicas sobre a melhor forma de emagrecer, compilando informação relevante. Queimar calorias de modo sustentado, através de actividade física.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dieta e emagrecimento

Nada melhor que um regime personalizado.

Se você já tentou de tudo mas ainda não conseguiu perder estes quilos que incomodam, talvez seja porque ainda não achou a dieta ideal PRA VOCÊ.

Assim como existem vários factores que causam a obesidade, também existem várias dietas para emagrecer por aí.

Contanto que não sejam muito radicais ou simplesmente malucas (dieta da salsicha?), a maior parte delas realmente serve para perder peso.

O problema é que as dietas que fazem emagrecer rápido, geralmente são auto-limitantes, ou seja, são tão agressivas que causam um choque no seu metabolismo e desaceleram o gasto de energia. Por mais que elas façam perder peso suficiente para “entrar num vestido”, é às custas da perda de água ou até músculos. A longo prazo a perda de musculatura causa diminuição do gasto calórico e favorece engordar até mais rápido.

Este é o caso das dietas que são extremamente restritivas, como a da Sopa e “da USP”, a “No Food”(Sem comida) das comunidades de anorécticas (!) e a ultra-hipocalórica.

Há algum tempo havia até uma mulher que dizia que se alimentava de luz...

Todas estas “dietas” vão da pura maluquice até o não funcionamento e prejuízo à saúde.

Outra dieta para emagrecer que tem muitos adeptos é a dos pontos e suas variações.

Tanto a dieta dos pontos, quanto a das notas (dieta nota dez), são baseadas em uma tabela de valores que você usa para calcular e comer apenas a quantidade permitida por dia.

É a mesma coisa que contar calorias mas dá um pouco menos de trabalho.

Vale dizer que, a contagem de seja lá o que for, calorias, pontos ou notas, não adianta nada se não houver variedade e equilíbrio nos ingredientes das refeições.

A dieta de South Beach e a de Beverly Hills já foram objecto de estudo e até se saíram bem.

Elas permitem uma boa combinação de alimentos e os respectivos livros que as popularizaram tiveram sucesso em ensinar a escolher alimentos e comer correctamente, em vez de dar um cardápio fixo e programado.

Dentre as dietas para emagrecer, a do Dr. Atkins ou dieta das proteínas, é a que deve causar mais polémica. Por mais estranha e anti-metabólica que ela seja, a danada parece que funciona e isto deixa os médicos muito irritados...O prejuízo viria a longo prazo com a predisposição a cálculos renais, aumento de ácido úrico, colesterol, etc.

Eu considero o facto de não poder comer quase nada de carboidratos, para sempre, como a  pior característica dela. Já pensou, ficar sem pizza?

Em resumo, a dieta para emagrecer que funcione pra você TEM que ser:

1- Nutricionalmente correta.

2- Fácil de adaptar a sua região e estilo de vida.

3- Contínua.

Não se engane. Se uma destas características faltar, o fracasso é certo.


Fonte

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL