Saiba como perder peso. Abordamos o tema das dietas e dos exercícios físicos como forma de perder peso tendo por base o consumo de calorias para emagrecer. Dicas sobre a melhor forma de emagrecer, compilando informação relevante. Queimar calorias de modo sustentado, através de actividade física.


sexta-feira, 18 de março de 2011

Necessidades calóricas diárias




Para saberem as necessidades calóricas diárias que o vosso organismo necessita para funcionar correctamente, precisam de, em primeiro lugar, calcular a vossa BMR. Basicamente, a BMR é a quantidade de energia gasta pelo vosso corpo quando o mesmo está em descanso, estando somente os órgãos vitais a trabalhar como o coração, pulmões, cérebro e restante sistema nervoso, fígado, rins, órgãos genitais, músculos e pele.

Para calcular a vossa BMR podem usar esta ferramenta onde devem colocar a vossa altura, peso, idade e sexo.

De seguida, é preciso fazer variar o valor da vossa BMR consoante a vossa actividade física. A fórmula Harris Benedict indica que:

- para uma pessoa sedentária com pouco ou nenhum exercício físico se deve multiplicar o valor da BMR por 1.2.

- para uma pessoa com um ligeiro exercício físico de uma a três vezes por semana, se deve multiplicar o valor da BMR por 1.375.

- para uma pessoa com um moderador exercício físico de três a cinco vezes por semana, se deve multiplicar o valor da BMR por 1.55.

- para uma pessoa com um intenso exercício físico de seis ou sete dias por semana, se deve multiplicar o valor da BMR por 1.725.

- para uma pessoa com um muito intenso exercício físico bi-diário, todos os dias da semana ou cuja actividade profissional envolve exercício físico, se deve multiplicar o valor da BMR por 1.9.

Por exemplo, para um homem de 20 anos, com 70kg de peso, 1.80m de altura e com uma actividade física intensa, 6 vezes por semana o cálculo é de: 1789 * 1.725 = 3086.025 (~3086).

Ou seja, uma pessoa com as características acima referidas, tem necessidades calóricas diárias de 3086kcal para manter o seu peso. Atenção que o valor apresentado é apenas uma estimativa, embora o valor exactamente correcto não seja certamente muito diferente.

É importante saber as necessidades calóricas diárias para determinada altura/peso, pois desta forma conseguem organizar melhor a vossa dieta de aumento ou perda de peso. Podem planear a vossa dieta de modo a ingerirem a quantidade de calorias para o peso que desejam alcançar, por exemplo.