Saiba como perder peso. Abordamos o tema das dietas e dos exercícios físicos como forma de perder peso tendo por base o consumo de calorias para emagrecer. Dicas sobre a melhor forma de emagrecer, compilando informação relevante. Queimar calorias de modo sustentado, através de actividade física.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Quantas calorias deve ingerir e quantas calorias perde por actividade fisica



Se está a pensar perder peso de modo a manter a sua forma física, existem alguns aspectos que deverá analisar inicialmente.

Primeiro deverá ter uma noção sobre o seu peso ideal. Para o fazer poderá utilizar a nossa calculadora aqui.

Seguidamente deverá ter a noção de quantas calorias deve ingerir diariamente. Pode efectuar o cálculo através da nossa calculadora de necessidades calóricas diárias aqui.

Posteriormente poderá calcular quantas calorias pode perder através de actividades físicas, com a nossa calculadora aqui.


Para determinar as calorias que ingere, pode consultar a tabela de calorias dos alimentos, e utilizar a calculadora incorporada aqui.


Na sociedade moderna, a maioria das pessoas adultas passa a maior parte do tempo assentada, seja no trabalho ou em casa, conduzindo, ou até mesmo nos momentos de lazer. 

Esse estilo de vida sedentário leva a um baixo consumo de calorias pelo organismo e é apontado como uma das causas da obesidade. Isto acontece por causa da única formula existente para emagrecer: o balanço calórico.

E ela é bem simples: Balanço calórico = calorias ingeridas – calorias gastas.

Se você gasta menos calorias do que come, o balanço calórico é positivo. O excesso de energia é depositado no tecido adiposo.

Por outro lado, se gasta mais do que come, o balanço é negativo. O déficit de energia é retirado da gordura depositada no tecido adiposo.

Estima-se que o balanço calórico positivo capaz de levar um indivíduo com peso normal à obesidade gira em torno de 100 kcal/dia.1 É uma quantidade relativamente pequena de calorias que você gasta a menos ou que come a mais. Mas, ao longo dos anos, este pequeno valor se torna significativo no aumento do peso.

A boa notícia é que gastar 100 kcal/dia e neutralizar esta equação é tarefa simples. Basta adoptar um estilo de vida activo, praticando o que chamamos de exercícios espontâneos.

Ir a pé para o trabalho, subir escadas ao invés de usar o elevador, passear no horário do almoço, fazer tarefas domésticas, brincar com os filhos ou sobrinhos, ir a pé ao supermercado para fazer pequenas compras, entre outros, são exemplos de exercícios espontâneos. Estas actividades não são sistematizadas como as que se faz em uma academia, mas ajudam você a equilibrar a equação do balanço calórico.