Saiba como perder peso. Abordamos o tema das dietas e dos exercícios físicos como forma de perder peso tendo por base o consumo de calorias para emagrecer. Dicas sobre a melhor forma de emagrecer, compilando informação relevante. Queimar calorias de modo sustentado, através de actividade física.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Alimentos para perder peso

Poderá conhecer todas as calorias dos alimentos aqui.

Com alimentação adequada é possível reduzir a cintura, perder e manter peso.

Na eterna busca pelo corpo “perfeito” muita gente pensa somente em duas opções, que não envolvam cirurgias, para obtê-lo: os regimes e os exercícios; o que muitos deixam de lado, ao diminuírem aos poucos o peso lido na balança, é a alimentação ideal que deve ser adotada em conjunto com os exercícios.

Os regimes e dietas podem apresentar bons resultados quanto feitos da maneira correta, no entanto, por cortarem a ingestão de determinado tipo de alimento do cardápio podem resultar na carência de alguns nutrientes, prejudicando o metabolismo e podendo causar complicações médicas.

Outro ponto negativo da adoção de dietas rápidas para emagrecer é o efeito sanfona que geralmente apresentam. Quando finalizado o período do regime, as pessoas voltam a comer sem as restrições que a dieta impunha, readquirindo o peso perdido.

Já os exercícios se mostram a melhor maneira de atingir o peso ideal, mas devem ter como aliada uma boa alimentação. Estudos apontam que a ingestão de alguns alimentos ricos em nutrientes específicos pode ajudar não só a perder peso, mas a diminuir medidas e a manter o peso adquirido com a execução das atividades físicas.

Ingerir iogurtes diariamente ajuda na redução de medidas da cintura, pois a bebida é rica em cálcio; mineral que bloqueia enzimas envolvidas na formação de gorduras e que estimula o uso das gorduras para a obtenção de energia, fatores que levam à perda de peso. Bebendo três porções de iogurte por dia, pode-se reduzir a quantidade de gordura corporal à metade, e uma opção para quem não é muito fã da bebida é usá-la na forma desnatada para a substituição do creme de leite na preparação de pratos doces ou salgados.

A ingestão de alimentos que possuem cromo também colabora para a redução da gordura corporal na região do abdômen. Esse mineral é capaz de diminuir o desejo por doces, diminuindo, com isso, a transformação de carboidratos em gorduras. É encontrado em batatas, ovos, queijos, banana, brócolis, carne, espinafre, pimenta-do-reino, maçã, ostras e grãos integrais.

Alimentos ricos em vitamina C apresentam propriedades que diluem a gordura, a qual pode ser expulsa pelo organismo com maior facilidade. Além disso, há uma substância presente nesses alimentos que diminui o nível de absorção de glicose pelo corpo, a Pectina. Essa fibra faz com que a absorção do açúcar ocorra mais lentamente, evitando assim que se transforme em gordura; e é obtida através da ingestão de frutas cítricas, maçã, pêssego e pêra.


Fibras solúveis compõem alimentos que ajudam no controle dos níveis de açúcar do sangue, como a aveia, feijão, legumes, ervilhas, maçãs e frutas cítricas; as quais em contato com a água se dissolvem e formam uma espécie de gel, aumentando o bolo alimentar e ocupando o organismo com a digestão, o que fornece a sensação de saciedade por um tempo prolongado. Assim, nutricionistas sempre indicam em suas receitas a ingestão de fibras e cereais pela manhã.

Carnes são importantes fontes de vitamina B12, a qual ajuda na perda de peso por queimar gorduras; sem contar que, quando se comem alimentos com proteínas as chances de perdas maiores de calorias aumentam. Pimenta-vermelha também se mostra um tempero que auxilia o emagrecimento; isso porque apresenta capsaicina, composto que aumenta a produção de hormônios como a adrenalina e a noradrenalina, os quais diminuem o apetite e a ingestão de calorias durante as refeições.

A Alicina, substância presente no alho, dificulta o ganho do peso, sendo um ótimo tempero para ser usado no preparo de pratos. Essa substância é responsável pelo aroma do alho e por diminuir as gorduras além de impedir que o colesterol se fixe em paredes de vasos sanguíneos.

Uma dica para reduzir o apetite é, cerca de 20 minutos antes de se sentar à mesa para o almoço ou jantar, ingerir cenouras. A ingestão de um copo de água antes da alimentação também reduz o apetite, acelera o metabolismo e dilui as toxinas e o excesso de sódio no organismo, o que provoca a sensação de inchaço e por isso dará a sensação de saciedade mais rapidamente.

Portanto, antes de adotar dietas e cortar certos nutrientes de sua alimentação procure especificamente os benefícios que eles podem fornecer à sua saúde e se podem contribuir de alguma forma na conquista da silhueta desejada.

Camila Cemin Rolon
Redação
Fonte

Poderá conhecer todas as calorias dos alimentos aqui.